Texto:O PAPEL DO CARNAVAL NA SOCIEDADE.
http://www.sogimig.org.br/portal/upload/cientifico/carnaval_sexualidade.pdf
Webquestions:
O carnaval pode ser considerado como uma “festa de máscaras?” De que forma?
Com base nas discussões e no texto lido, até que ponto é permitido esse “liberou geral” no período carnavalesco?
Cite os pontos positivos e os pontos negativos que o carnaval proporciona. (Em relação ao sexo, trabalho, droga, diversão, cultura, violência).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 de abril de 2011 às 12:26
7 de abril de 2011 às 12:27
O carnaval pode ser considerado uma festa de máscara, pois é uma das festas mais criativas, animadas e representativas do mundo. É representado por meio de desfile pelas ruas, fantasias, etc.
Por: Ludiauile 3º C Matutino
7 de abril de 2011 às 12:28
O carnaval pode ser considerado como uma festa de máscaras pois, as pessoas utilizam o momento carnavalesco para se redescobrir e expressar exteriormente uma nova face. A fama de que "no carnaval se pode tudo", ocorre justamente pelo fato das pessoas se sentirem diferentes e mais alegres. No carnaval, deixamos o lado sério e monótono da vida, para vivermos um dia "com máscara". A alegria, a união familiar e a diversão podem ser consideradas como ponto positivo, já a violência apresenta-se como o aspecto negativo dessa festa popular.
Por: Maíza Ferreira, 3º C, Matutino, 2011.
7 de abril de 2011 às 12:28
O carnaval é considerado um das festas mais populares e animadas não só do Brasil, mas em outros lugares como em Portugal. No período carnavalesco esse liberou geral, significa muita música, mulheres sambando com pouca roupa e as pessoas bebendo sem controle. Um dos pontos positivos é que podemos curtir acompanhados dos amigos e familiares. E o ponto negativo é que muitas mulheres engravidam por não usar preservativos.
Por: Jéssica Rocha 3º C Matutino 2011.
7 de abril de 2011 às 12:28
Sim. O carnaval pode ser considerado uma festa de máscaras. Não há um ponto que determine o "liberou geral".Os pontos negativos que o carnaval proporciona é que as pessoas não vão ao trabalho porque estão de ressaca, aproveitam o embalo da festa e se drogam e a violência é grande.Mas existe também pontos positivos: a diversão é normal e a cultura é muito boa.
ANDRÉ-1°A VESPERTINO
7 de abril de 2011 às 12:30
O carnaval é uma festa que já acontece há muito e vem se modificando. Essa festa é feita com muita criatividade e alegria. Nesse período, algumas pessoas acabam extrapolando e na maioria das vezes acham que pode fazer tudo. Com isso, elas se prejudicam e prejudicam ao próximo.
Por: Laine Nascimento 3º C Matutino 2011.
7 de abril de 2011 às 12:32
Atualmente, o carnaval teve seu sentido "alterado", pois antigamente era considerado como uma "festa de máscaras" e diversão, mas com o decorrer do tempo sua manifestação foi mudando. Hoje em dia, essa diversão, tornou-se um campo de drogas, violência e até mesmo de sexo explícito, por isso muitas pessoas tem deixado de lado o real sentido do carnaval que é a diversão.
Por: Malú França, 3º C, Matutino, 2011.
7 de abril de 2011 às 12:35
Sim.Da forma que as pessoas se arrumam e da maneira que o carnaval é conhecido pelas máscaras.Até o ponto que a pessoa tem responsabilidade e limite.Os pontos positivos são vários:diversão,cultura e trabalho;e os negativos são drogas, sexo e violência.
RAIANA A. DOS SANTOS-1° A VESPERTINO
7 de abril de 2011 às 12:36
Sim,pois o carnaval mexe muito com o psicológico das pessoas e,com isso, no carnaval as pessoas são uma coisa e no dia-a-dia são outras.O liberou geral é permitido até ao ponto em que se extrapolam os limites,e, a partir daí vêm as pontos negativos e positivos:o sexo pode trazer doenças,as drogas que são consumidas e a violência;mas o trabalho , a cultura,o dinheiro são pontos positivos do carnaval.
João Victor Almeida - 1º A
7 de abril de 2011 às 12:37
O carnaval é uma festa muito divertida e mais esperada do ano para todos que gostam. Existem vários tipos de fantasias bonitas. Para muitos, viver o dia de carnaval é sagrado, más muitos preferem descansar, relaxar sem se preocupar com nada. O carnaval é bom, más também causa muitos prejuízos como morte, brigas, doenças sexualmente transmissível, etc. O carnaval tem que ser comemorado com moderação sem correr riscos.
Por: Lidiane Barnabé 3º C Matutino 2011.
7 de abril de 2011 às 12:41
O carnaval é uma festa na qual as pessoas aproveitam para descansar e se divertir. As pessoas vão com o intuito de beber, dançar, namorar e fazer tudo o que pode e não pode ser feito, sem pensar nas consequências que virão. O relacionamento com várias pessoas sem proteção, propicia o avanço de doenças sexualmente transmissíveis. Por esse motivo, o número de mulheres que aparecem grávidas e doentes, aumentam nesse período. Assim, deve-se ter consciência e responsabilidade na hora de se divertir, pois as consequências podem ser bem maiores do que o imaginado.
Por: Francielle Possidônio, 3ºC, Matutino, 2011.
7 de abril de 2011 às 12:41
O carnaval é uma festa muito animada, bastante criativa e cultural. O carnaval até o dia de hoje é considerado a liberdade e é representado por desfile, máscaras e fantasias.
Por: Railane Olímpio 3º C Matutino 2011.
7 de abril de 2011 às 12:45
Sim,pode-se considerar o caranaval uma festa de máscara usando máscara.Já o liberou geral vai até ao ponto que você consegue levar, e você pode encontrar pontos positivos como encontrar amigos,família,brincadeiras;e negativas como bebidas exageradas,sexo sem proteção,brigas e mais.
Brenda Oliveira - 1º A
7 de abril de 2011 às 12:48
Na época de carnaval aparece muitas pessoas de vários lugares que vão para curtir a semana de folia. Muita bebedeira, muita música e muito sexo sem preservação com pessoas que não se conhecem, faz com que o carnaval seja também uma "festa de máscaras". O "liberou geral" só é permitido até um certo ponto com consciência.
Por: Paulo Henrique, 3ºC, Matutino, 2011.
7 de abril de 2011 às 12:51
A diversidade das máscaras no carnaval revela uma criatividade obtida a partir de muitos tempos atrás. Por isso, é considerado uma festa de fantasia extravagante e várias vezes ousada gerando polêmica. Essa liberação total tornou-se revolucionária já que no dia seguinte a incapassidade de assumir as responsabilidades é grande, apresentando riscos de doenças e elevados problemas sociais.
Por: Deniara Ferreira 3º C Matutino 2011.
30 de abril de 2011 às 13:28
O carnaval ainda pode ser considerado uma festa de máscara. Já que, ainda existem os tradicionais bailes de máscaras, em que pessoas vão fantasiadas. Contudo, existe limite, assim os pontos negativos caracterizam-se como: a pessoa transar com uma pessoa desconhecida sem camisinha, pegar o vírus HIV da mesma ou engravidar. Os positivos são divertir e brincar com os amigos , lembrando se beber não se deve dirigir porque isso leva a morte de muitos inocentes.
Por: Jéssica Silva e Rayane Costa 1ºD vespertino 2011.
30 de abril de 2011 às 13:42
O carnaval pode ser considerado uma festa de máscara, quando as pessoas sabem curtir esta festividade. Os limites são importantes para não exagerar e possivelmente não trazer consequências desagradáveis.
O "liberou geral" é permitido até o ponto que as pessoas sabem se divertir, sempre se prevenindo. Dessa forma, nota-se que existe pontos negativos como: as mulheres podem ter uma gravidez indesejada, doenças transmissíveis e algumas dessas homens também podem adquiri-las.
O carnaval é o momento oportuno para fazer novas amizades, encontrar novos amores para viver um relacionamento e se divertir. Portanto, saber curtir o carnaval com responsabilidade é o melhor momento para qualquer pessoa.
Por: Anderson Andrade Santos e Uarlei Silva de Jesus 1ºD Vespertino 2011.