Apresentação do PIBID na
Jornada Pedagógica
A bolsista colaboradora Tatiana Santos juntamente com a bolsista Ingrid Cerqueira apresentaram as propostas relativas ao subprojeto: Letramento Digital e Escrita Colaborativa em Língua Portuguesa para que todos avaliassem a continuidade do projeto na instituição em 2013 sob a perspectiva de se trabalhar com a temática da água. Depois da exposição do projeto, os presentes julgaram relevante a integração do PIBID às atividades do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
A bolsista Tatiana Santos, a aluna do Curso de Letras Francielle Ferreira (ex-aluna do Colégio Modelo) e a bolsista Ingrid Cerqueira no dia da Jornada.
CONECTADO ÀS ÁGUAS PELOS GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOCIAIS
Análise de Poemas: Vida e obra de Cyro de Mattos
Esta oficina foi planejada para apresentar os poemas de Cyro de Mattos aos alunos. Escolhemos dois poemas do referido autor e os analisamos juntamente com os alunos em forma de debate e sistematização das ideias com o auxílio do quadro branco. Após trabalhar com o gênero textual em sala de aula e sobre a biografia do autor, realizamos um exercício chamado "Poema recortado" em equipes.
Análise dos poemas de Cyro de Mattos.
Leitura dos poemas “Ao rio” e “O menino e o mar”.
Organização e montagem do poema recortado.
Resultado final do poema de acordo com as escolhas da equipe
Esta atividade integrou uma das ações relativas a oficina: "Conectado às águas pelos gêneros textuais: reflexões sociais". Se tratou de um jogo de memorização onde os alunos aprenderam de forma lúdica ao responder algumas afirmações sobre as imagens projetadas. Na busca de um "link" entre o jogo e os poemas de Cyro de Mattos, elegemos fotografias que ilustrassem os aspectos trazidos pelos poemas.O bom desempenho nesta atividade dependeu de muito silêncio, concentração, noção de lógica e acima de tudo de uma boa memória.
Alunos respondendo as perguntas sobre o Rio Cachoeira, localizado na cidade de Itabuna.
Alunos concentrados e atentos na projeção de uma outra imagem.
Gincana Aquática
Análise de Poemas: Vida e obra de Cyro de Mattos
Esta oficina foi planejada para apresentar os poemas de Cyro de Mattos aos alunos. Escolhemos dois poemas do referido autor e os analisamos juntamente com os alunos em forma de debate e sistematização das ideias com o auxílio do quadro branco. Após trabalhar com o gênero textual em sala de aula e sobre a biografia do autor, realizamos um exercício chamado "Poema recortado" em equipes.
Análise dos poemas de Cyro de Mattos.
Leitura dos poemas “Ao rio” e “O menino e o mar”.
Organização e montagem do poema recortado.
Resultado final do poema de acordo com as escolhas da equipe
Memorex: "Literatura e ludicidade"
Esta atividade integrou uma das ações relativas a oficina: "Conectado às águas pelos gêneros textuais: reflexões sociais". Se tratou de um jogo de memorização onde os alunos aprenderam de forma lúdica ao responder algumas afirmações sobre as imagens projetadas. Na busca de um "link" entre o jogo e os poemas de Cyro de Mattos, elegemos fotografias que ilustrassem os aspectos trazidos pelos poemas.O bom desempenho nesta atividade dependeu de muito silêncio, concentração, noção de lógica e acima de tudo de uma boa memória.
Alunos respondendo as perguntas sobre o Rio Cachoeira, localizado na cidade de Itabuna.
Alunos concentrados e atentos na projeção de uma outra imagem.
Gincana Aquática
A Gincana Aquática teve como objetivo principal a reflexão sobre o consumo consciente da água. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir de forma lúdica e utilizar os conhecimentos adquiridos através de oficinas anteriores.
Momento da leitura das orientações e regras gerais para as tarefas da gincana pelos bolsistas Wilken Figueredo e Meire Jaqueline.
Bolsistas realizando o credenciamento dos alunos para a composição das equipes.
A supervisora Adriana Castro esteve presente para orientar e auxiliar os bolsistas quanto ao desenvolvimento das tarefas planejadas.
Resultado da tarefa: Montagem do quebra - cabeça.
Pontos registrados para os alunos.
Última prova da gincana: Vôlei de bexiga com água, aproveitando a área externa do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Presença registrada dos integrantes do PIBID/ CAPES / Letras -Ilhéus
Da esquerda para a direita: Ingrid, Sara, Isabelle, Meire, Flávia, Cibele, Airéli e ao centro o bolsista Wilken.
Produção de Gráficos
Este gráfico apresenta os resultados de um questionário aplicado às turmas, com questões sobre o uso da internet, e tinha como objetivo principal, saber o quanto os alunos têm conhecimento e sabem utilizar as ferramentas do computador e internet, recursos primordiais nas produções das oficinas no projeto Letramento Digital.
1) SEXO:
2) LOCAL DE ACESSO À INTERNET:
3) POSSUI:
4) SABE UTILIZAR:
5) TEMPO DE ACESSO À INTERNET:
6) SITES ACESSADOS:
Os gráficos a seguir são resultantes do
questionário que segue abaixo, o qual foi aplicado pelos alunos participantes
do projeto em suas comunidades. O objetivo da elaboração dos gráficos foi
para que os alunos tivessem noção do consumo de água nas comunidades e usassem seus
conhecimentos de informática e de matemática para elaborar as porcentagens
correspondentes aos gráficos. Ressalta-se aqui a importância de um trabalho
interdisciplinar, privilegiando o Letramento Digital e a Escrita Colaborativa.
Questionário elaborado pelos bolsistas do PIBID em maio de 2013.
1-Sua moradia está ligada à rede pública de água e esgoto?
2-Quantas pessoas residem em sua moradia?
3-Qual é a principal fonte de abastecimento de água que sua morada utiliza?
4-É constante a falta de água na sua casa?
5-Você usa água da rede:
6-Quantos banheiros existem na sua casa?
Webquestions:
POR FALTA D’ÁGUA SECOU O SERTÃO, MAS A NUVEM TRAZ AS ÁGUAS DA POESIA
Cineprodução: Documentário e Escrita Colaborativa sobre a seca
Esta foi a primeira atividade da oficina : "Por falta d' água secou o sertão, mas a nuvem traz as águas da poesia". Nossa intenção foi reunir todos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Modelo tanto do matutino quanto do vespertino para participarem desta atividade no auditório da escola no dia 23/11/2013 cuja data contemplou um sábado letivo. Neste ambiente, eles assistiram um vídeo documentário sobre a seca e responderam uma atividade usando a Escrita Colaborativa, que é um dos objetivos do PIBID/ CAPES / Letras.
A supervisora Adriana Castro promovendo uma discussão por meio de perguntas e explicações com os alunos e bolsistas sobre o vídeo.
Antes da produção escrita, os alunos escutaram as músicas: “A triste partida” de Luiz Gonzaga e “Súplica Cearense” na versão interpretada pelo Rappa para posteriormente analisar o conteúdo das canções de acordo aos aspectos discutidos pelo vídeo e o conceito de Topofilia trabalhado pelos bolsistas em oficinas anteriores.
Momento dos alunos colocarem em prática o exposto pelo vídeo e as explicações ouvidas, na produção escrita em grupo.
As bolsistas do projeto estiveram presentes no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, durante todo o período de realização desta atividade.
No término da atividade, a supervisora do PIBID e professora Adriana Castro, verificou a frequencia dos alunos colhendo as assinaturas daqueles que estavam realizando as atividades propostas. Neste momento, as bolsistas estavam auxiliando os alunos, respondendo as dúvidas, fotografando e algumas distribuíram novamente o lanche que combina com filme: pipoca!
Oficina: HQ's sobre a seca
No dia 28/11/2013 sob a orientação das bolsistas Ingrid Cerqueira e Cibele Lima, os alunos do 1º ano da turma A do turno matutino, tiveram acesso ao programa Paint (versão Windows 2003) na sala de informática do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Os alunos aproveitaram o ambiente digital para socializar com os colegas, produzir o gênero solicitado e ilustrar a temática da seca abordada pelo documentário.
A bolsista Ingrid Cerqueira respondendo as dúvidas dos alunos e dando as instruções necessárias para a realização da atividade.
Os alunos durante a produção do gênero, exercitando a escrita colaborativa no trabalho em equipe enquanto elaboravam suas HQ's (Histórias em quadrinhos) digitais.
Alunos concentrados no desenvolvimento de suas produções e alguns curiosos que vieram ver o que estava acontecendo na sala de informática.
Alunos motivados e interessados na utilização das ferramentas digitais disponíveis nos computadores da escola.
Alunas manuseando as ferramentas do computador, após terem recebido as orientações das bolsistas envolvidas.
Parabéns! Valeu a pena a dedicação.
Confiram a produção final na primeira página do nosso blog!
0 Response to ""Nossos Cliques" 2013"
Postar um comentário