O Subprojeto ( Letramento Digital e Escrita Colaborativa) procura refletir e orientar sobre o mais recente desafio pedagógico para os educadores da Educação Básica: letrar digitalmente uma nova geração de aprendizes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação.
O objetivo desse trabalho é confrontar as bases da Lingüística Textual com a nova tecnologia digital e sua interface, a escrita eletrônica, dinâmica, interativa e participativa, com a escrita de sintaxe estrutural e linear do texto analógico, impresso, sem detrimento desta sobre aquela.
Esta ação envolve vinte bolsistas à iniciação docente do curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), dois bolsistas supervisores, professores de Língua Portuguesa, do ensino médio, de duas escolas públicas, uma em Ilhéus e outra em Itabuna, Bahia. As ações e atividades dos bolsistas docentes estão baseadas nos conceitos de Letramento Digital e Escrita Colaborativa, nos seus aspectos informacionais e lingüísticos textuais, por meio do uso orientado da web enquanto ferramenta de aprimoramento para o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.
Por Letramento Digital entende-se o que alguns estudiosos chamam de surgimento de um novo tipo, paradigma ou modalidade de letramento. Esse novo letramento considera a necessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas instituições de ensino, por exemplo, a fim de capacitar os alunos a viverem como verdadeiros cidadãos nesta nova sociedade informatizada, pois com o advento da internet, o aluno, sobretudo o da Educação Básica, dependente das informações selecionadas pelo professor, tem, agora, acesso a inúmeras informações independentemente do conteúdo programático escolar estabelecido. Quem se torna importante, então, nesse contexto, não é alguém para transmitir informações, mas quem medeie esse conteúdo disponível em ambiente favorável a uma compreensão crítica e reflexiva da informação.
Nesse sentido, essa prática pedagógica, de forma intencional e sistematizada, pode trazer benefícios para o ensino e para a aprendizagem enquanto oportuniza as situações que estimulem o uso consciente da informação, da informática e da aprendizagem pela Escrita Colaborativa representada pelos princípios de construção textual através do que alguns estudiosos da linguagem consideram como um texto produzido colaborativamente por e entre alunos, a partir do qual pode ser possível analisar não somente seus conhecimentos lingüísticos, mas também confrontar o desafio que será, para esses alunos, buscar e produzir conhecimentos no ambiente virtual.
Assim exposto, este subprojeto em Letras-Português tem a intenção de verificar a construção (progressão qualitativa) semântico-sintática do texto composto coletivamente e a praticidade e eficiência do Letramento Digital e da Escrita Colaborativa para o processamento textual.
O trabalho realizado desenvolver-se-á através de atividades pedagógicas de produções de texto de gênero narrativo interativo. Com este intuito utilizaremos a webquestions, atividade investigativa, em horários destinados à Orientação Educacional (OE), na sala de informática, via questões enviadas por email para cada grupo específico que solucionara a abordagem a temática desenvolvida nas sessões de OE, como por exemplo: “Não às drogas”; “Não ao consumismo”; “Não ao bullying”; “Sim à ética”; “Sim às diferenças”; “Sim ao meio ambiente”, entre outras.
As tarefas com webquestions solicitam orientações prévias para o bolsista docente, seguida da sua aplicação para a criação de apresentação oral, preferencialmente com a comunidade escolar para suscitar novas colaborações, e escrita quando registrada o seu resultado no Blog construído pelo bolsista docente, as turmas escolares e o bolsista supervisor, sob a orientação da bolsista coordenadora.
Portanto, espera-se que os resultados desta experiência confirmem a importância do letramento digital e da prática da escrita colaborativa como relevantes e contributivos para o ensino e a aprendizagem em Língua Portuguesa nos seus aspectos operacionais, sociais e lingüísticos.