O bulling antes era um assunto restrito ninguém sabia o que era "bulling" mas hoje com a iniciativa do governo as pessoas agora sabem o que é, e devem saber que é crime. O bulling antes era mais cometido nas escolas, mas hoje até mesmo dentro de suas próprias casas as pessoas sofrem o bulling.
A pessoa que sofre bulling fica traumatizada, uma vez eu li uma história de um garoto tímido que sofria bulling no colégio, ele sempre sentava na última cadeira da classe, no intervalo os garotos sempre batiam nele, jogavam ele no chão e tomavam seu lanche e com isso ele ficou com a mente conturbada achando que em todas as escolas ele nunca seria aceito por ninguém, ele fazia terapia só que não o ajudava muito, então ele acabou se matando.
O praticante de bulling deve ser punido porque bulling é crime, mas nem sempre essa lei é cumprida, por que muitas vezes o praticante do bulling é rico, e no Brasil rico não vai preso.
Adriane.
Josiane (1ºB)
O bulling é uma ação que é praticada entre crianças, adolescentes e adultos.Os adolescentes que praticam bulling são pessoas agressivas e ignorantes.
As pessoas mais prejudicadas são gente "gordinhas", muito magras, negros que são apelidadas de forma maldosa e que são muitas vezes orpimidas e acabam ficando machucadas interiormente ou fisicamente.
O bulling muitas vezes prejudica a pessoa na formação da criança, e as vezes elas não querem mais ferquentarem as escolas. Por isso, devemos acabar com isso.
Camila Sodré.
Emilli Souza (1ºB)
O bulling é uma pratica muito despresada no meio da sociedade, porém é bastante praticada principalmente no meio dos jovens.
O bulling é uma maneira de discriminação pouco punida pela lei e muito praticada principalmente nas escolas. Eu acho que quem está praticando esse ato não pensam no que as outras pessoas sentem e nem na possibilidade de amanhã o mesmo acontecer com eles mesmos. Por isso, eu acho que a lei deveria agir de forma mais rigorosa com esse tipo de crime.
E agora lá vai um recado.
Cuidado! Hoje você pratica amanhã podem praticar com você.
Gabriel De Souza Santos.
Edeilton De Souza (1ºB)
Tipo de brincadeira desagradável, na qual, algumas pessoas, deixam outras tristes, fazendo até chorarem. Na escola sempre existe gente desse tipo, dentro da sala de aula tem um aluno que é todo "tirado a bom" e sempre implica com aquela pessoa quieta, meiga e que não gosta de brincadeiras "bestas" e assim ele se sente só. Quando aparece o "engrassadinho' e coloca apelidos ou rir é um tipo de inveja da pessoa, que pode querer ficar sem querer ir para a escola.
O Bulling é um caso que desagrada pessoas inocentes, só Deus para ajudar pessoas com mente ruim que só machucam. Eles até colocam uma plaquinha atrás das costas da outra pessoa com frases desagradáveis.
Ana Paula Dos SAntos Costa.
Rosileide De Oliveira Almeida.
Thaliny Gonçalves (1ºB)
É um tipo de brincadeira de mau gosto, desagradável que se passa com milhares de pessoas. Nas escolas é o que mais tem, são grupinhos de amigos(as) que sempre tem que colocar apelidos, jogar bolinhas ou até mesmo criar uma comunidade contra aquela pessoa.
A pessoa fica até com vergonha de ir para a escola, por conta de ser humilhada, esses tipos de pessoas que gostam de praticar bulling sempre acham algum defeito na pessoa, pode ser gorda, magra,ter cabelo ruim, etc. A pessoa se sente muito humilhada e se esconde, não sente coragem de contar para os pais e nem a direção da escola.
Laís Almeida (1ºB)
Bulling é colocar apelido nas pessoas, fazer piadinhas com o nome das pessoas, ou seja,ficar "mangando".
As vezes, algumas pessoas tem medo de passar em um certo lugar porque sabem que outras pessoas vão xingar, "mangar", empurrar etc.
Bulling é muito perigoso e feio, pois as pessoas podem ficar traumatizados com tanta perturbação e causar vários tipos de problemas.
Quando as pessoas já estão perturbadas ficam com medo de relacionar com outras e acaba ficando com depressão.
Jeniffer Do Carmo De Souza.
Gleyce P. Silva ( 1ºB)
Quem gosta de ser maltratado e ouvir as pessoas falando mal de alguém que gosta de você? Isso é muito ruim e chama-se bulling.
Ninguém pode chamar as outras pessoas por apelidos maldosos ou destratar alguém. Têm pessoas que usam o bulling para varias coisas como para expor o cabelo de alguém ou pessoas gordas ou mesmo se é feio.
Todo mundo merece ser tratado do mesmo jeito, não importa se a pessoa é fraco, feio ou desarrumado. E as pessoas mais agressivas são as que com freuqencia praticam o bulling.
Elane de Sousa.
Geneci Santos.
Jéssica Santos. (1ºB)
Muitas pessoas se perguntam o que é bulling. Bulling é um maneira maldosa como algumas pessoas tratam as outras, por palavras ou agressão física nas escolas. Em muitos casos por discriminação ou preconceito com o próximo.
Esses casos acontecem quando ocorre alguma discussão entre duas pessoas que não se entendem bem, por isso ocorre com mais frequencia, ou seja, é mais comum nas escolas e os principais causadores são os adolescentes que discriminam uns aos outros.
Geovani Das Neves
Walisson Enrique (1ºB)
O bulling é um ato que várias pessoas cometem, em forma de brincadeira ou não e sabem que o bulling é crime. O bulling acontece nas escolas, trabalho ou até mesmo na rua, o bulling pode até causar depressão.
Muitas pessoas machucam amigos, colegas e principalmente os pais. Não em forma física más através de palavras. Isso deixa as pessoas muito constrangidas.
O Bulling é crime. Somos nós que fazemos ele surgir.
Para que isso não aconteça, devemos prestar atenção em certas palavras que a gente pronuncia.
Bruna França Dos Santos
George Menezes De Lima ( 1ºB)
Alexsandro Santos Leal e Felipe Nunes Leal
Bulling é um ato de preconceito contra outra pessoa, seja por palavras, agressões e etc.
Quem pratica este fenômeno representa uma pessoa que se acha mais "filhinho de papai". Esta prática consiste na forma de humilhar, algumas vezes por raiva de algum momento com a pessoa.
Os tipos de bulling mais comuns são agressões através de palavras e de pancadaria. É praticado mais em escolas e nas ruas, onde o povo tem mais preconceito.
Jezebell Del Din e Luan Lins
O bulling é praticado por pessoas ignorantes e na maioria dos casos, instáveis; muitas vezes com problemas familiares ou problemas com si mesmo.
Isso não justifica, os atos de crueldade cometidos contra o próximo. Geralmente, o bulling acontece no ambito escolar ou na internet. Este ato, pode ser praticado de diversas formas e níveis ao se manifestar.
As vítimas são muitas vezes, escolhidas por "diferenças" como deficiência, opção sexual ou por algum preconceito racial. Elas são atacadas fisica ou verbalmente, sempre por um grupo e nunca por um único indivíduo.
Com o passar dos dias, a internet torna-se cada vez mais parte da nossa vida, o que determina a perseguição se estenda ao plano virtual.
Hoje em dia, existem leis e penas contra o bulling, mesmo que infelizmente, muito desses atos ficam impunes e se transformam em crimes graves; o que ocasiona ou pode resultar em morte.
Camila e Melissa
O bulling ultimamente está sendo praticado em vários lugares, principalmente escolas e internet.
O Bulling geralmente é praticado por adolecentes em colégios, contra outros da mesma escola. O Bulling é uma agressão que adolescentes procura tentar chamar à atenção ou mesmo por sofrer este ato por outrem. Mas, evidentemente o bulling prejudica muito a vida das pessoas que são vítimas desse tipo de violência. Há casos que interferem no humor, na autoestima e até no modo de conviver com outras pessoas.
É muito comum o bulling aparecer através de insultos, brigas e xingamentos. É importante também, que a pessoa que sofre este tipo de agressão seja acompanhada por psicólogos ou profissionais do ramo.
Pablo Brandão e Vanusa Magalhães
O Bulling é uma ação preconceituosa que causa o isolamento de pessoas. Elas sofrem rotinamente agressões verbais ou físicas.
Esse ato é praticado por quem se considera superior, sendo esse o motivo das agressões, ou também pelo fato de se sentir incomodado de alguma maneira.
Apelidos ofensivos, desprezo, comentários grossos e qualquer outra forma de humilhar a pessoa "alvo" representam práticas do Bulling. O local que acontece está prática varia, na maioria dos casos, ocorrem em escolas, comunidades e até mesmo em locais de trabalho.
Erlane e Shirlei
O bulling é um tipo de preconceito que atinge as pessoas fisicamente ou de forma verbal. Normalmente, quem pratica são pessoas que não tem noção dos danos que pode causar.Por que a pessoa, se acha melhor do que todo o mundo, quer sempre estar por cima de tudo e de todos. Dentre os inumeros casos, também existe questões relacionadas a obesidade, pessoas de classes sociais, etnia etc. O ambiente pode ser o trabalho, o colegio, a rua e até em casa.
Letramento Digital: BULLIYING uma questão antissocial!!!!
O Bulling é uma agressão moral desenvolvida com colegas de sala, no colégio ou na rua. Estas práticas, ocorrem contra colegas de turma ou da escola que utilizam como meio de diversão.Evidentemente, não existe um só tipo de Bulling como também há casos que eles utilizam de espaços cyber a fim de fazer essa prática. As agressões frequentes são formas relacionadas a montagem de vídeos íntimos que degride. Esta pratica deve acabar, já que as pessoas ficam magoadas em detrimento ao trabalho.
Letramento Digital: Palavras que machucam - Legendado PT
Jéssica Thaís Guedes de souza Santana e
Luís Felipe Farias.
O Bulling representa um tipo de agressão verbal. Normalmente, as pessoas que praticam são estudantes de classe alta, por que pensam que são melhores que os outros. Existe vários tipos de Bulling caracterizados como de Racismo, contra homosexuais e pessoas de classe baixa. Na maioria dos casos, ocorre nas escolas.
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Quem pratica Bullying e quais os motivos que levam o individuo a praticar estes atos?